Escola de Energia: SENAI e Eletroacre firmam convênio para qualificação profissional

Parceria prevê investimento de aproximadamente R$ 1 milhão neste ano em cursos e na modernização de unidades do SENAI em Rio Branco e Cruzeiro do Sul

Representantes da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC), do SENAI-AC, da CNI e da Eletroacre, empresa do grupo Energisa, firmaram, nesta quinta-feira, 4, um convênio de aproximadamente R$ 1 milhão para investimentos que visam aumentar a oferta de cursos de qualificação profissional no Estado.

A ‘Escola de Energia’ é um projeto que prevê, além da formação de novos profissionais, a modernização de unidades do SENAI localizadas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. De acordo com o presidente da FIEAC e do Conselho do SENAI/AC, José Adriano Ribeiro, a expectativa é a formação de aproximadamente 250 novos eletricistas e técnicos ainda este ano.

“Isso representa uma grande oportunidade para os jovens da nossa região, oferecendo-lhes, ainda, uma perspectiva de futuro melhor. O compromisso do Sistema Indústria, por meio do SENAI, é sempre prestar serviços de qualidade, sobretudo na área de educação profissional. E é por este motivo que o voto de confiança que nos está sendo dado neste momento muito nos honra e orgulha. O SENAI atua na área de educação profissional há 73 anos. É um aprendizado que não para nunca”, frisou o presidente da FIEAC.

Já José Adriano Mendes Silva, presidente da Eletroacre, afirmou que o convênio com a Federação das Indústrias, por meio do SENAI, é motivo de grande felicidade para o grupo Energisa. “Através do projeto Escola de Energia, a proposta é ampliar a oferta dos cursos profissionalizantes e também fazer investimentos nas unidades do SENAI na capital e em Cruzeiro do Sul, bem como na capacitação do corpo docente, destinando aproximadamente R$ 1 milhão neste ano para a iniciativa”, salientou.

Segundo Mendes Silva, a Energisa acredita no Acre e vê o Estado com grandes oportunidades e com espaço para o crescimento econômico. “Queremos contribuir para esse desenvolvimento. Viemos para ficar. Vamos investir bastante na região. A qualificação profissional é o melhor caminho para que tenhamos a sustentabilidade a longo prazo. Nossa ideia é darmos oportunidade às pessoas, que para nós é o que há de mais valoroso”, enfatizou o presidente da Eletroacre.

PARCEIROS NA QUALIFICAÇÃO – O grupo Energisa e o SENAI são parceiros em outros Estados e em nível nacional, por intermédio da Confederação Nacional da Indústria (CNI). No Acre, segundo o diretor-regional do SENAI, César Dotto, a instituição também possui uma estreita relação com a Eletroacre há muitos anos.

“Nos últimos anos, o SENAI formou mais de 200 técnicos em Eletrotécnica, além de qualificar um número significativo de eletricistas. Colocamos à disposição da Energisa o Banco de Talentos do SENAI, uma ferramenta eletrônica para ajudar os alunos da instituição a mostrar para as empresas suas habilidades. Nessa plataforma, as empresas têm acesso aos currículos desses profissionais e torna-se uma ‘via de mão-dupla’, pois atende a necessidade de quem quer contratar pessoas qualificadas e também auxilia quem fez cursos no SENAI e busca uma oportunidade no mercado de trabalho”, destacou Dotto.

O diretor-regional do SENAI lembrou, ainda, que no último mês de fevereiro, a instituição realizou um curso de Eletricista de Redes de Distribuição de Média e Baixa Tensão, com 260h de duração, para qualificar uma equipe de 80 profissionais da Eletroacre. “Temos uma série de outras oportunidades para ampliar essa relação do Sistema FIEAC com a Energisa e esperamos fortalecer cada vez mais essa parceria”, acrescentou.

Também presente ao evento, Paulo Freitas, gerente-executivo da Unidade de Relações com o Comércio da CNI, revelou que a relação da Confederação da Indústria com a Energisa teve início em 2015, e que o projeto já registrou resultados bem-sucedidos em Estados como Mato Grosso, Tocantins, Paraíba e Sergipe, por exemplo.

“A missão da Energisa fala em gerar energia e gerar conforto para as pessoas. E quando se fala em conforto, estamos tratando de pessoas, e isso coincide com a missão do SENAI, da CNI e da FIEAC, que é de olhar e desenvolver pessoas. Já formamos mais mil pessoas nesse processo, que chamamos de base nacional. E a Energisa pode confiar na capacidade do SENAI para seguimos em frente em outros Estados que a empresa certamente ainda irá chegar”, assinalou Freitas.