Integrante do Sistema Indústria – ao lado da CNI, do SESI e do IEL –, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é reconhecido como modelo de educação profissional e pela qualidade dos serviços tecnológicos que promovem a inovação na indústria brasileira.
Desde que foi criado, em 1942, o SENAI formou 55 milhões de profissionais. Atualmente, as 1027 unidades operacionais móveis e fixas da instituição espalhadas pelo país recebem cerca de 3,4 milhões de matrículas em cerca de 3 mil cursos que preparam trabalhadores para 28 áreas industriais. Os cursos vão desde a aprendizagem profissional, incluem o ensino técnico de nível médio e chegam à formação superior e à pós-graduação.
As 1027 unidades operacionais móveis e fixas da instituição espalhadas pelo Brasil atuam em rede para atender às necessidades de formação de trabalhadores e de serviços tecnológicos de 28 setores da indústria brasileira.
Entre as iniciativas do SENAI para garantir a competitividade da indústria estão os cursos gratuitos e os serviços tecnológicos nas áreas de Design, Metrologia, Energia, Logística, Meio Ambiente, Automação, entre outros.
O SENAI - Departamento Regional do Acre é uma entidade integrante do Sistema FIEAC, de direito privado, sem fins lucrativos, criado, mantido e administrado pela indústria, com a finalidade de prestar serviços de educação profissional, tecnologia e inovação.
Existe no Acre desde 18 de agosto de 1975, quando o Departamento Regional do Amazonas, com jurisdição no Estado do Acre, instalou em Rio Branco o primeiro centro de formação profissional, o qual denomina-se Escola SENAI Cel. Auton Furtado. As áreas de atuação da Escola SENAI são: Eletroeletrônica, Mecânica Automotiva, Tecnologia da Informação, Alimentos e Bebidas, Confecção do Vestuário, Refrigeração e Climatização, Metalmecânica, Gestão, Segurança do Trabalho e Logística.
Atualmente, o SENAI conta com três Unidades Operacionais: Escola SENAI Cel. Auton Furtado, Instituto SENAI de Madeira e Móveis Carlos Takashi Sasai e Unidade Integrada SESI e SENAI Juruá Francisco Loureiro Jota. Conta ainda, com cinco Unidades Móveis: Panificação e Confeitaria, Construção Civil, Eletroeletrônica, Marcenaria e Mecânica Automotiva.
O Centro de Tecnologia da Madeira e do Mobiliário - CETEMM foi criado no dia 15 de maio de 1992, com o objetivo de oferecer inovação, informação tecnológica e formação profissionalizante para empresas e trabalhadores do segmento de Madeira e Móveis. E, a partir de 2008, passou a atender o segmento da Construção Civil, Eletroeletrônica, Gestão, Segurança do Trabalho e Logística. Em 29 de julho de 2016 passou a ser Instituto SENAI de Madeira e Móveis Carlos Takashi Sasai com a missão de atuar em transferência de tecnologia e inovação para aumentar a competitividade da indústria acreana.
A Unidade Integrada SESI e SENAI Juruá Francisco Loureiro Jota foi criada no dia 28 de setembro de 2011, com o objetivo de oferecer Educação Profissional pelo SENAI e Educação de Jovens e Adultos - Educação Básica e Educação Continuada pelo SESI. Atuando nos segmentos de: Automotiva, Alimentos e Bebidas, Segurança do Trabalho, Gestão, Eletroeletrônica e Construção Civil.