Gestores, analistas de mercado, de educação, comunicação e de outras áreas do SENAI/AC e das demais entidades que integram o Sistema FIEAC participam, desde a última segunda-feira, 19, do Workshop Modelo de Abordagem Conjunta Educação e Mercado para Ampliação de Matrículas EaD. A capacitação, que se estende até esta quarta-feira, 21, ocorre na sede da Casa da Indústria, em Rio Branco.
Luciana Martins, especialista em Desenvolvimento Industrial do Departamento Nacional do SENAI, SESI e IEL, é uma das responsáveis por conduzir o workshop. Ela explica que a unidade de Relações de Mercado, junto com a Unidade de Educação Profissional (Uniep), desenvolveu uma metodologia de atuação articulada entre as áreas de mercado e negócios (no caso educação), com o objetivo de alavancar as matrículas em educação a distância no SENAI e identificar o portfólio mais aderente às necessidades das empresas.
“É uma metodologia que envolve equipes multidisciplinares, tanto de mercado como de educação, comunicação e contabilidade para reavaliarmos todo nosso portfólio de educação a distância e traçarmos estratégias mais voltadas para o mercado, de tal forma que possamos potencializar essas matrículas e atender melhor as empresas”, detalhou Martins.
Fabíola de Luca, especialista em Desenvolvimento Industrial e interlocutora do programa SENAI de Educação a Distância, também é umas facilitadoras da capacitação. Segundo ela, é um desafio estratégico realizar um trabalho para que o SENAI alcance, até 2019, que 20% das matrículas de seus cursos sejam na modalidade a distância.
“Esse workshop já aconteceu em cinco departamentos regionais em 2017 e tem previsão de ocorrer em mais 10 departamentos neste ano. E sabemos que o Acre tem um grande potencial, pois superou a meta prevista para o ano anterior de matrículas em educação a distância. Estar junto à área de mercado só potencializará ainda mais para que possamos atingir a meta e, além disso, que o Estado se consolide como ofertante em educação a distância”, salientou de Luca.
Para Geane Reis de Farias, gerente de Educação Profissional do SENAI/AC, o Acre conseguiu superar a meta em 2017 em virtude de um esforço muito grande das equipes que atuam nas unidades e pelo comprometimento dos gestores. “Mas sabemos que a educação a distância precisa ser solidificada, fortalecida e que temos muito a caminhar. E esse workshop vem para somar, pois estamos tendo oportunidade de rever nosso portfólio, estrutura, estabelecer estratégias para que consigamos realmente tornar o SENAI referência na educação a distância no nosso Estado”, acrescentou.
César Dotto, diretor-regional do SENAI/AC, participou da abertura do workshop. Na ocasião, ele frisou que existe uma demanda muito forte pela educação a distância e que a Presidência da FIEAC tem total interesse na expansão dessa modalidade de ensino. “Por isso temos que fazer com que a sociedade perceba que nós temos um excelente ensino a distância. Inclusive, no resultado das provas de avaliações da educação profissional, o ensino a distância tem superado o presencial. São mais de 30 cursos técnicos com material de primeira qualidade e mais de 60 cursos de qualificação. Ou seja, temos muito a oferecer nesse segmento”, assinalou.
https://senaiac.org.br/index.php/imprensa/noticias/31-em-workshop-senai-ac-traca-estrategias-para-ampliacao-do-ensino-a-distancia.html#sigProId7f990a0aaa