O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/AC) realizou, na noite de segunda-feira, 30, a aula inaugural do curso de Eletrotécnica, que tem como objetivo qualificar profissionais para projetar, instalar, operar e manter sistemas elétricos em diversos ambientes, desde residenciais até industriais. As aulas ocorrem de forma presencial e são direcionadas para pessoas que atuam ou desejam ser inseridos no ramo.
O evento contou com a presença do empresário e professor, Edlailson Pimentel, que proferiu uma palestra onde destacou as diversas oportunidades de emprego nesse campo, que está em constante crescimento.
“A área de Eletrotécnica é um espaço de alta demanda em setores como energia, automação e tecnologia. Os profissionais que realizam o curso, em sua maioria, são diretamente absorvidos por empresas que atuam dentro e fora do Estado. É uma área bem restrita de profissionais qualificados, o que faz com que, após o término do curso, as próprias empresas busquem junto à instituição os alunos que se destacaram”, ressaltou o palestrante.
O curso tem duração de dois anos e propõe conhecimento com o uso eficiente da energia e a utilização das respectivas fontes alternativas. “As técnicas desenvolvidas aqui garantem evolução profissional e suporte para as novas revoluções industriais e fontes de energia limpa, adequadas as crescentes demandas por fontes alternativas e sustentáveis que estejam em conformidade com os padrões e regulamentações exigidos”, acrescentou Pimentel.
BUSCA POR CONHECIMENTO – O autônomo Antônio Pinto da Silva, 54 anos, viu no curso uma oportunidade, tendo em vista o crescimento das infraestruturas urbanas e rurais e a busca por profissionais qualificados.
“Eu atuo na área há mais de 15 anos, e observei muitos investimentos promovidos no estado e que traz oportunidades de me fixar nele. Eu acredito que estou apto a fazer o curso e passar dois anos me capacitando para sair daqui com mais conhecimento e sintonizado com as exigências e demandas crescentes do setor”, avaliou o aluno.