Por meio da Escola SENAI Cel. Auton Furtado, o SENAI/AC está realizando um curso de Eletricista de Redes de Distribuição de Média e Baixa Tensão, com 260 horas de duração, objetivando qualificar uma equipe de 80 eletricistas da Energisa/AC. De acordo com o instrutor Francisco Flávio Palácio, a experiência está sendo de grande proveito para atualizar os colaboradores que atuam na manutenção das estruturas de redes elétricas, observando as normas e procedimentos técnicos orientados pela empresa.
“Estudamos os procedimentos de execução, normas de distribuição, e também normas de linha convencional. Todo o passo a passo da área e, daqui para frente, as ações da nova empresa. A maioria aqui já foi aluno do SENAI e é uma honra tê-los na casa mais uma vez”, observou o instrutor.
Formada em serviço social, a eletricista Antoniela Marques Gomes Costa decidiu, ainda que por acaso, seguir os passos do pai e dos irmãos, que foram alunos do SENAI/AC na mesma área. “Eu era assistente administrativa na empresa, e, antes de me formar, vi a oportunidade de melhoria no concurso para eletricista da Energisa/AC. Fui aprovada e, então, os caminhos da vida me trouxeram para cá. Não foi nada planejado”, relata. “O curso está sendo maravilhoso. É muito conhecimento sendo transmitido e muito intenso. Além disso, também há a troca de experiências com os colegas, que nos enriquece ainda mais”.
Para Jandson dos Reis Sena, que há dois anos está na profissão, esta é uma grande oportunidade que o SENAI e a empresa lhes deram. “As pessoas pensam que momento de crise é ruim, mas precisamos olhar além. Precisamos querer aprender e querer crescer. A gente está tendo essa oportunidade dentro da empresa, de fazê-la crescer para gerar mais empregos. E o SENAI está oportunizando isso, trazendo muitos cursos de qualificação. Isso é muito importante para a gente”, agradece.
O diretor regional do SENAI, João César Dotto, explica que a parceria com a empresa não é apenas pontual, mas em âmbito nacional. Ele reitera que o compromisso da instituição é com a qualidade dos serviços prestados em educação. “Atuamos na área de educação profissional há 73 anos. O aprendizado não para nunca. Torço para que continuemos juntos por muito tempo, porque é bom não apenas para nós, mas para a comunidade”, finalizou.