O Instituto SENAI de Tecnologia Madeira e Móveis (IST) realizou nesta semana a consultoria de capacitação para Inovação destinadas aos consultores que irão atuar no Hub SENAI de Inovação do Acre que será inaugurado este ano. Os profissionais da instituição receberam orientações que consistem no atendimento de empresas desde áreas da eficiência energética, transformação digital até inovação para área administrativa.
Os Hubs de inovação são ambientes físicos ou virtuais que recebem e integram agentes de um ecossistema de inovação como startups, grandes empresas, investidores, universidades e agentes governamentais.
Por meio do pilar de transformação, o Hub traz insights personalizados e soluções tecnológicas que otimizam processos e desenvolvem habilidades digitais. O foco é acompanhar a implementação de tecnologias que aumentem a eficiência e competitividade das empresas.
A consultoria de Hub permite o atendimento que consiste na identificação e classificação das necessidades das empresas participantes, conforme seu nível de maturidade e produtividade. A partir destas informações, são oferecidas orientações para viabilizar a implementação de ferramentas e metodologias que mitiguem os problemas das empresas.
De acordo com a gerente do Instituto SENAI, Tânia Lúcia Guimarães, as capacitações têm o intuito de promover o conhecimento, domínio e expertise dos processos, oportunizando a entrega mais ágil de soluções para as empresas.
“Estamos num processo de formação de um corpo técnico com mais especialidade na área de inovação. Por isso, é tão necessário organizar e capacitar a equipe, titulando os consultores e dando ferramentas para que a equipe possa efetivamente executar o trabalho que se espera de um Hub de inovação”, pontuou.
Luan Sarkis, consultor sênior de inovação empreendedora, afirma que o objetivo do curso é capacitar os consultores da instituição, aprimorando seus conhecimentos e habilidades técnicas, o que possibilita o aumento de produtividade, eficiência e alinhamento com os objetivos das empresas atendidas.
“Nosso propósito é dar o conhecimento necessário para atuarem em um ambiente de inovação. Aqui, nesse espaço de inovação, consultores e empresas que querem uma solução de mercado ou negócios, podem desenvolver soluções ou fazer transferência de tecnologia para desenvolver negócios”, destacou Sarkis.
João Gadelha, consultor do SENAI, falou da importância do Hub para o crescimento dos negócios no estado.
“Nós iremos atuar como parceiros e intermediadores de desenvolvimento e crescimento das empresas. E essa capacitação para inovação, trouxe uma visão macro do que podemos fazer, qual a premissa do Hub e o que ele vai fazer para ajudar todos esses atores, nesse ambiente de inovação, seja através de prototipagem ou na aceleração dessas startups”, finalizou.