Capacitação foi ofertada em parceria com Tribunal de Justiça do Acre, Instituto Socioeducativo e Ministério Público
O SENAI/AC certificou, na terça-feira, 14 de novembro, sete adolescentes que cumprem medidas socioeducativas que concluíram o curso de mecânico de bicicleta. A iniciativa faz parte do projeto Pedalando Novos Rumos, realizado em parceria com Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Instituto Socioeducativo (ISE) e Ministério Público (MPAC).
Segundo a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, a certificação da primeira turma representa o esforço das instituições envolvidas, mas também um marco significativo na jornada de cada um dos formandos.
“Vocês demonstraram dedicação, empenho e perseverança ao longo do curso, adquirindo habilidades técnicas e conhecimentos fundamentais para trilharem outro caminho. Vocês não estão sozinhos. Essa é só uma etapa da vida de vocês, cada um aqui pode fazer um outro caminhar”, afirmou Ferrari.
Já o presidente do ISE, Mário Cezar, agradeceu o empenho de todos os parceiros. “Parabenizo o instrutor por essas 40 horas de informação e construção, assim como o SENAI e demais instituições. Precisamos olhar sempre para a socioeducação, que não é cumprimento de pena. Temos que ter essa mentalidade e esse cunho pedagógico”, salientou.
O diretor regional do SENAI, João César Dotto, diz que o resultado foi extremamente positivo. “Parece algo simples, mas há muita transformação nessa iniciativa. Estamos buscando novos rumos e tenho certeza de que esses jovens terão, daqui para frente, um futuro melhor. Contem com o SENAI para se tornarem grandes profissionais, pois vocês têm grande potencial para fazer o bem para a sociedade”, assinalou Dotto.
Também prestigiaram a solenidade de certificação a vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), Raimunda Holanda; a desembargadora Waldirene Cordeiro; procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais do MPAC, Rita de Cássia Nogueira; a promotora de Justiça Vanessa Muniz; e o deputado estadual, Gilberto Lira.