Parceria entre o SENAI Cimatec da Bahia e a multinacional das telecomunicações, Huawei, ofertou o curso aos estudantes em Rio Branco
Alunos do SENAI no Acre participaram na manhã desta quinta-feira, 29 de setembro, de um curso sobre a tecnologia 5G. A capacitação foi ministrada no Caminhão G5, que é uma sala de aula itinerante que está percorrendo estados do país com a intenção de levar conhecimento sobre a nova tecnologia. O projeto é realizado pelo SENAI Cimatec da Bahia e pela multinacional das telecomunicações, Huawei. No Estado, a iniciativa teve a parceria da Federação das Indústrias (FIEAC) e da Federação do Comércio (Fecomércio).
O Caminhão 5G está estacionado na sede do Sesc Bosque, em Rio Branco, nesta quinta, 29, e sexta-feira, 30 de setembro, aberto também para visitação do público. No turno da tarde, foi a vez de os estudantes curso Técnico em Telecomunicações do Novo Ensino Médio da parceria entre SESI e SENAI participarem da capacitação. Instrutor do projeto Caminhão 5G, Tulio Freitas de Castro detalhou aos alunos a evolução das tecnologias móveis, introdução às redes móveis de 5G e suas aplicações, padronizações, entre outras informações.
“Passamos uma introdução sobre a tecnologia 5G comparando com a 4G, para evidenciar como a nova rede é superior e as aplicações que ela traz ao Brasil. É a revolução do IoT, pois a palavra de ordem do 5G hoje é a conectividade, um nível maior de sociedade, conectar ambientes diferentes como fábricas, hospitais, carros, casas, absolutamente tudo. Em Rio Branco, a previsão da chegada do 5G está entre os dias 6 e 31 de outubro”, ressaltou Castro.
Samuel Oliveira, programador 1 do projeto, afirmou que é importante difundir esse conhecimento introdutório sobre a tecnologia 5G, já que muitas pessoas têm pouco conhecimento e acreditam que é algo que se limita a redes móveis de celular. “Vai muito além do que o 4G oferece. São muitas inovações e mudanças. O Acre é o oitavo estado que estamos visitando”, acrescentou.
Aluno do curso de Eletricista do SENAI/AC, Ryan Rodrigues, de 18 anos, demonstrou bastante interesse no curso e aproveitou para tirar algumas dúvidas. “Foi muito proveitoso e esclarecedor. Sou curioso sobre metaverso, gosto de novas tecnologias e pude aprender coisas bem interessantes na capacitação”, pontuou.