O que é o SENAI

Integrante do Sistema Indústria – ao lado da CNI, do SESI e do IEL –, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é reconhecido como modelo de educação profissional e pela qualidade dos serviços tecnológicos que promovem a inovação na indústria brasileira.

Desde que foi criado, em 1942, o SENAI formou 55 milhões de profissionais. Atualmente, as 1027 unidades operacionais móveis e fixas da instituição espalhadas pelo país recebem cerca de 3,4 milhões de matrículas em cerca de 3 mil cursos que preparam trabalhadores para 28 áreas industriais. Os cursos vão desde a aprendizagem profissional, incluem o ensino técnico de nível médio e chegam à formação superior e à pós-graduação.

As 1027 unidades operacionais móveis e fixas da instituição espalhadas pelo Brasil atuam em rede para atender às necessidades de formação de trabalhadores e de serviços tecnológicos de 28 setores da indústria brasileira.

Entre as iniciativas do SENAI para garantir a competitividade da indústria estão os cursos gratuitos e os serviços tecnológicos nas áreas de Design, Metrologia, Energia, Logística, Meio Ambiente, Automação, entre outros.


O SENAI - Departamento Regional do Acre é uma entidade integrante do Sistema FIEAC, de direito privado, sem fins lucrativos, criado, mantido e administrado pela indústria, com a finalidade de prestar serviços de educação profissional, tecnologia e inovação.

Existe no Acre desde 18 de agosto de 1975, quando o Departamento Regional do Amazonas, com jurisdição no Estado do Acre, instalou em Rio Branco o primeiro centro de formação profissional, o qual denomina-se Escola SENAI Cel. Auton Furtado. As áreas de atuação da Escola SENAI são: Eletroeletrônica, Mecânica Automotiva, Tecnologia da Informação, Alimentos e Bebidas, Confecção do Vestuário, Refrigeração e Climatização, Metalmecânica, Gestão, Segurança do Trabalho e Logística.

Atualmente, o SENAI conta com três Unidades Operacionais: Escola SENAI Cel. Auton Furtado, Instituto SENAI de Madeira e Móveis Carlos Takashi Sasai e Unidade Integrada SESI e SENAI Juruá Francisco Loureiro Jota. Conta ainda, com cinco Unidades Móveis: Panificação e Confeitaria, Construção Civil, Eletroeletrônica, Marcenaria e Mecânica Automotiva.

O Centro de Tecnologia da Madeira e do Mobiliário - CETEMM foi criado no dia 15 de maio de 1992, com o objetivo de oferecer inovação, informação tecnológica e formação profissionalizante para empresas e trabalhadores do segmento de Madeira e Móveis. E, a partir de 2008, passou a atender o segmento da Construção Civil, Eletroeletrônica, Gestão, Segurança do Trabalho e Logística. Em 29 de julho de 2016 passou a ser Instituto SENAI de Madeira e Móveis Carlos Takashi Sasai com a missão de atuar em transferência de tecnologia e inovação para aumentar a

competitividade da indústria acreana. O Instituto SENAI de Tecnologia em Madeira e Mobiliário Carlos Takashi Sasai em Rio Branco oferece portfólio de serviços que prevê:

- Pesquisa do perfil do usuário;

- Desenvolvimento e pesquisa de novas matérias-primas para produtos de mobiliário;

- Ensaios de materiais sustentáveis;

- Simulação de ciclo de vida de produtos;

- Análise ergonômica;

- Ensaios laboratoriais de produtos e materiais para madeireiras e marcenaria;

- Prototipagem e processo para marcenaria;

- Serviços de engenharia do produto;

- Análise macroergonômica do trabalho

A Unidade Integrada SESI e SENAI Juruá Francisco Loureiro Jota foi criada no dia 28 de setembro de 2011, com o objetivo de oferecer Educação Profissional pelo SENAI e Educação de Jovens e Adultos - Educação Básica e Educação Continuada pelo SESI. Atuando nos segmentos de: Automotiva, Alimentos e Bebidas, Segurança do Trabalho, Gestão, Eletroeletrônica e Construção Civil.

Missão

Contribuir para a competitividade da indústria acreana, por meio da oferta de educação profissional, soluções de tecnologia e inovação

Visão

Consolidar-se como referência em educação profissional e soluções de tecnologia para a indústria.

Valores

Ética

"Agir de forma íntegra no seu relacionamento interno e externo, com respeito às políticas e normas de conduta, estabelecidas pelas instituições, indústria e sociedade."

Comprometimento

"Relacionamento de uma pessoa com outra ou com um grupo ou organização, que buscam tornarem-se comprometidas a partir de suas próprias ações, de forma a criar vínculos com a organização, fortalecendo o compromisso com o resultado final."

Transparência

"Qualidade ou condição do que é transparente. Acessibilidade, pelas partes interessadas, às informações institucionais referentes a assuntos que afetem seus interesses".

Responsabilidade Socioambiental

"Responsabilidade que uma empresa, ou organização tem com a sociedade e com o meio ambiente além das obrigações legais e econômicas."

Inovação

"Necessidade de criar caminhos ou estratégias diferentes, aos habituais meios, para criar novos produtos, processos, ferramentas ou serviços em qualquer área da empresa."

EMPRESAS


ACESSO RESTRITO


Intranet

ENDEREÇO


FIEAC
Avenida Ceará, 3727 - 7º BEC - CEP: 69918-108, Rio Branco, Acre - Fone: (0xx68) 3212-4200
UNIDADE INTEGRADA
DO SISTEMA FIEAC NO JURUÁ

Rua Afonso Pena, Nº 910, Bairro AABB - CEP 69980-000 - Cruzeiro do Sul - Acre - PABX (68) 3322-6597

logo iso nova


Você está aqui: Pagina Principal SENAI Conheça o SENAI - DR/AC